Contato diário com os números

“O tempo é uma grandeza mensurável que requer mais do que a comparação entre dois objetos e exige relações de outra natureza. Ou seja, utiliza-se de pontos de referência e do encadeamento de várias relações, como dia e noite; os dias da semana; os meses; o ano, etc. Presente, passado e futuro; antes e depois são noções que auxiliam a estruturação do pensamento.

O uso do calendário e a observação das suas características e regularidades (sete dias da semana, quantidade de dias de cada mês) permitem marcar o tempo que falta para alguma festa, prever a data de um passeio, localizar as datas de aniversário das crianças, etc.” (RCN, 1988)

Pensando nisso, a professora Tereza Cristina, do grupo 5D, apresentou o calendário para a turma e combinou que, diariamente, convidará uma criança para fazer o registro da data, favorecendo assim, uma vivência significativa que aproxima o aluno desse universo.

 

Clique nas imagens para vê-las na versão ampliada:

  • G5 D Contato diário com os números 1
  • G5 D Contato diário com os números 2
  • G5 D Contato diário com os números 3
  • G5 D Contato diário com os números 4