Projeto Pedagógico

O Projeto Político Pedagógico da Escola Girassol se organiza a partir do desenvolvimento  da criança no sentido pleno, de forma harmônica dos aspectos cognitivo, emocional e social, ou seja, na dimensão biopsicossocial. O currículo é fundamentado a partir dos pressupostos teóricos das abordagens humanista e sóciointeracionista que concebem o conhecimento como algo a ser construído pelo sujeito na interação com o mundo a partir de intervenções planejadas pelo professor.

As ações pedagógicas são organizadas para possibilitar a produção de conhecimento, o desenvolvimento do potencial humano e a convivência com os valores universais.

A prática pedagógica procura promover intervenções que considerem o estudante como sujeito do processo no qual estão inseridos, a partir da necessidade de solucionar problemas e enfrentar desafios.

Possibilitamos um ambiente investigador e desafiador para a construção do conhecimento, estabelecendo um circuito entre as diversas áreas do conhecimento, valorizando o potencial criativo.

A Girassol expressa no seu Projeto Político Pedagógico a intenção de oportunizar a criança a:

  • Aprender a SER (competência pessoal)
  • Aprender a APRENDER (competência cognitiva)
  • Aprender a CONVIVER (competência social)
  • Aprender a FAZER (competência produtiva)

Defendemos o desenvolvimento da criança em seu sentido amplo, possibilitando, para tanto, um ambiente de descobertas, saberes e valores, contribuindo na formação de cidadãos reflexivos, participativos, conscientes de suas trajetórias, responsabilizando-se pela sociedade em que vivem.