Robótica e Cultura Maker

A Robótica Educacional é um excelente meio para a realização das práticas que, hoje, estão difundidas dentro do Movimento Maker.  A Cultura Maker, calcada no “faça você mesmo”, reúne tecnologia e produção artesanal, tendo a experimentação como a sua maior característica, com base na comunidade, na cooperação e na participação. Na Escola, esses conceitos favorecem as condições para o aluno avançar e ampliar o seu repertório, como protagonista desse processo, imerso na prática e aprendendo com a mão na massa, num trabalho colaborativo.

Na Girassol, agregamos elementos próprios da Robótica (motores, sensores e dispositivos programáveis) a todo tipo de material comum na Escola, em projetos nos quais a criança empreende na produção de soluções, materializando as próprias criações. Assim, conectamos as ideias do movimento Maker às nossas ações pedagógicas, de forma integrada às áreas do conhecimento, oportunizando a experimentação e o Aprender a Fazer.

A tecnologia influencia a cultura e o comportamento da sociedade. Nesse contexto, com estímulo à criatividade, à autonomia e ao potencial inventivo, valorizamos as experiências do aluno e a conexão dos conhecimentos com situações cotidianas.

A seguir, alguns registros dessa proposta.

 

Parque Girassol – Energia Solar

Confira a exposição de um parque de diversões construído pelos alunos do 4º Ano. Com peças LEGO, materiais recicláveis e muita criatividade, eles montaram brinquedos como rodas-gigantes e carrosséis movidos com a energia gerada por pequenas placas solares.  Os brinquedos também serviram de inspiração e cenário para alguns contos de mistérios, elaborados nas aulas de Língua Portuguesa, e que resultaram em um belo livro.