Robótica Educacional – Disciplina

A disciplina, ofertada para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, é baseada em projetos que promovem a aprendizagem de temas transversais, a reflexão sobre o bom uso da tecnologia e a aquisição de conhecimentos inerentes à própria área, como o uso de sensores e motores; além de incentivar a pesquisa.

O trabalho traz a montagem e programação de robôs com os kits educacionais da LEGO. São tarefas desafiadoras, em que as crianças podem imaginar, criar estratégias e explorar possibilidades, através de tentativas, erros e acertos, compartilhando soluções. As montagens são diversificadas, tais como animais-robôs programáveis e cata-ventos (turbinas eólicas), que geram energia para acender pequenas lâmpadas led.

A Robótica instiga a criatividade e se destaca por favorecer o desenvolvimento de habilidades motoras, trabalho em grupo, resolução de problemas, flexibilidade de pensamento, autoconfiança, autocontrole e gerenciamento de conflitos, estimulando atitudes como a cooperação, a postura de ouvinte e o respeito às diferenças.

A seguir, descubra um pouco mais sobre esse trabalho, assistindo aos vídeos dos projetos Robô Humanoides e Bicho Robô:


Projeto Robôs humanoides

Após aprenderem sobre o tema e serem desafiados a pensar nos benefícios da presença desses robôs, os alunos do 4º ano construíram alguns humanoides com propostas positivas, que falam por si mesmas: cuidadores de idosos, palhaços, astronautas, mergulhadores e cuidadores de crianças. Foram utilizados: papelão, cola, tinta e retalhos de papel e plástico.  Para dar “rosto e voz” aos robôs, eles criaram avatares. Ao final, apresentaram as produções para o 3º ano, que já ficaram com a expectativa para participar da Robótica no ano seguinte.

 

 

Projeto Bicho Robô

Robôs semelhantes aos animais são construídos em vários lugares do mundo. Como contribuem para o desenvolvimento científico? Esse é o ponto de partida para os estudantes do 5º ano que, após apresentarem suas descobertas sobre a atuação dessas máquinas, fazem a montagem, programação e teste de aranhas, cobras e elefantes. As aranhas e elefantes são apresentados para as turmas do Grupos 2 e 3 (Ed. Infantil). As cobras, que simulam a ação de “dar o bote”, são filmadas em vídeos de curta metragem, socializados numa concorrida sessão de cinema.