A Escola

Educação comprometida com a formação do seres humanos transformadores.

A Escola Girassol nasceu em 1971, em Salvador – BA, e no decorrer desses 50 anos de história vem construindo muitas aprendizagens, sobretudo a de que a alma da criança é um mistério infinito de potencialidades que desenvolvidas, são capazes de transformar o mundo.

A abordagem sócio interacionista e humanista que fundamentam nossa prática pedagógica, coloca a criança como sujeito do seu próprio processo de aprendizagem, relacionando-se de maneira significativa com o meio em que vivem.

“Respeitar este pequeno ser é respeitar toda a humanidade.”

Nosso compromisso é nutrir a curiosidade do estudante para que a busca constante do conhecimento seja o caminho para a sua autorrealização, numa perspectiva de interação com o outro.

Pautamos nosso trabalho nos 4 pilares de uma educação para o século XXI da UNESCO (Delors, 1999), incluindo o quinto e mais novo pilar explorado no relatório global Os Futuros da Educação (2021):

Ser

Aprender

Conviver

Fazer

Tornar-se

“Entendemos que cada criança tem talentos únicos, e é preciso tocá-la no seu interesse para ampliar suas habilidades e consolidar suas competências. Nossa tarefa é construir pontes entre as diversas possibilidades de aprendizagem e as múltiplas linguagens de cada criança, de maneira ética, colaborativa, crítica e multicultural.”

Para isso, contamos com importantes aliados nesse processo:

Tecnologia

Sempre atentos às possibilidades de inovações tecnológicas no ambiente escolar, oferecemos a disciplina Robótica, que é uma grande aliada no desenvolvimento das potencialidades da criança. Novas tecnologias, proporcionam encantamento e maior engajamento por parte dos estudantes e favorecem a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas, como: linguagem, matemática e ciências, estimulando a criatividade, raciocínio lógico, capacidade de resolução de conflitos, e estímulo a pesquisa.

Espaços multidisciplinares

Nossos espaços também educam, valorizando e estimulando de maneira lúdica e segura as múltiplas linguagens: Literária, musical, científica artística e corporal.

Língua adicional

O Programa de Inglês Intensivo Curricular abrange as crianças desde seu ingresso na Educação infantil, até o 50 ano do Ensino Fundamental. São quatro encontros semanais, quem possibilitam a criação de um vínculo afetivo com a segunda língua. Gradativamente, as crianças incorporam e consolidam os recursos linguísticos e discursivos, apropriando-se do inglês com confiança e de forma natural.

Programa de Educação Bilíngue – Em 2009 ampliamos o trabalho com a língua adicional ao introduzir o Programa Bilíngue no contra turno escolar, o que tornou a Escola Girassol pioneira no conceito de educação bilíngue na Bahia.

Sob a Direção pedagógica de Paula Castro, pesquisadora doutoranda no programa de PhD em Educação pela University of Cambridge, Reino Unido, este programa de imersão parcial na Língua Inglesa tem alcançado grande êxito, ao proporcionar aos estudantes do ensino fundamental o desenvolvimento da competência e do comportamento linguístico em inglês, por meio do ensino em diferentes áreas do conhecimento e do convívio diário com uma visão multicultural acerca do mundo, formando as crianças  como cidadãos éticos, criativos e críticos, capazes de refletir e transformar seu entorno em duas línguas.

O Programa também é pioneiro em Salvador na realização dos Exames Cambridge Young Learners no contexto escolar,  oferecendo aos estudantes avaliações de proficiência no idioma com parâmetro internacional.  Conheça mais sobre o Programa na Aba Programa Bilíngue em nosso site.