Programa Bilíngue

O Programa Bilíngue Girassol forma descobridores de língua, cultura e identidade. Promove a formação de cidadãos do hoje com o olhar no futuro, trabalhando conhecimentos e desenvolvendo competências necessárias para a inserção na vida social e para a transformação positiva do mundo.

O inglês é objeto de estudo e meio de instrução de outros componentes curriculares como Matemática, Ciências Naturais e Sociais. Busca-se ampliar progressivamente o trânsito fluido do estudante entre suas duas línguas, tanto na interação com o outro quanto ao experimentar o mundo.

“No Bilíngue Girassol os aprendizes usam sua língua de nascimento e a língua inglesa em situações variadas, alternando-as conforme suas necessidades e objetivos, aliando competência e comportamento linguístico.”

Nosso objetivo central é a formação de cidadãos éticos, criativos e críticos, capazes de refletir e transformar seu entorno em duas línguas.

Aprendizagem significativa

Um dos aspectos mais importantes para que o aprendiz desenvolva capacidades e conteúdos esperados é perceber, de alguma forma, a relevância e o propósito daquilo que estuda. Por isso, a aprendizagem significativa norteia as propostas pedagógicas do Programa Bilíngue Girassol. Acredita-se que, vivenciando social e academicamente a língua adicional, a criança envolve-se com protagonismo na construção de sua segunda língua.

Aprendizagem afetiva

O ser humano tende a empenhar-se mais no desenvolvimento de algo que se conecte à sua afetividade. Sentir prazer em aprender e ao participar de vivências educacionais favorece o processo de aquisição de saberes, entre eles a construção da língua adicional. O projeto pedagógico do programa Bilíngue cuida, sobretudo, desse vínculo afetivo do estudante com a Escola, com as práticas comunicativas em inglês e com a curiosidade sobre o conhecer.

Rigor acadêmico

Ao mesmo tempo em que a criança é acolhida em suas necessidades emocionais, físicas e intelectuais, proporciona-se um ambiente pedagogicamente rigoroso, que permite e estimula o desenvolvimento progressivo da proficiência e fluência na língua inglesa, o pensamento crítico e o multiletramento, inclusive com a integração das tecnologias digitais. Busca-se formar estudantes munidos de recursos discursivos múltiplos capazes de dialogar, de maneira respeitosa, com o mundo.

Identidade e língua

A aquisição de outro idioma não pressupõe a assunção de outra identidade, e sim o oposto, a consolidação daquela que já se possui. Valoriza-se o conhecimento e a aproximação a outras culturas, bem como a habilidade de se colocar no lugar do outro. Além disso, reconhece-se a importância de uma identidade própria, alicerçada, que valida valores e realidades locais diante de um cenário global. Nesse sentido, os aprendizes desenvolvem a língua adicional como parte de sua construção pessoal e não como apropriação daquilo que é do outro, do estrangeiro, mas dispondo de uma outra língua que também se faz sua.

Eventos

Momentos significativos, desafiadores e, especialmente, divertidos são colaborativamente construídos com os estudantes que, ao longo da sua trajetória bilíngue, os experimentam em forma de apresentações no Open House, de trabalhos científicos na Science Fair, por meio de leituras críticas no Reading Project, entre outros, desenvolvendo autonomia, responsabilidade, liderança e a habilidade de aprender sempre.

Funcionamento do programa:

O Bilíngue da Girassol é oferecido como opção para os estudantes a partir do Grupo 5 da Educação Infantil. As crianças permanecem na Escola no turno oposto ao ensino curricular, para sessões de duas horas diárias com professores e professores assistentes.

O programa oferece a possibilidade de almoço, preparado por uma equipe de nutrição especializada, no refeitório da Escola. O momento é acompanhado por profissionais da equipe Bilíngue.